• Professor - português - portugais - portuguese

     

    Segunda-feira, 6 de maio de 2024

     

    Catedratico

     

    Conto histórico e filosófico

     

    O meu nome verdadeiro é Christian Diez Axnick Matilla Villar Dominguez ... E na minha família distante, do lado da minha avó, encontramos nomes como Schadeck, Hermann, Gotlieb. Eu tenho ancestrais muito antigos espanhóis, alemães, checos, ucranianos.

     

    A minha família do lado do pai, espanhol, é mais compacta. Há uns bons quarenta anos, tínhamos amigos, originários de Toro como nós, mas sobretudo da Galiza, Os Dominguez de la Torre. Eles se mudaram para um apartamento em Sevran, perto de Aulnay.

     

    Eram « Galleguito s», como são chamados em espanhol. A minha família conheceu outrora outra família, também ela originária da Galiza. Todos morreram em um trágico e terrível acidente de carro na época, não muito longe de Toro.

     

    Os Dominguez de la Torre eram músicos muito grandes, de estatura europeia. O pai, sua esposa, dois gêmeos e Téré, sua irmã. Em sua banda havia um baterista, um francês, e uma francesa, uma cantora muito boa, como Téré. Cantavam rock'n roll e variedades, pontuadas por algumas canções do repertório galego. Na época dos títulos do grupo « Il était une fois ». Tive a oportunidade de ver Joëlle, cantora deste grupo, no hospital de Gonesse, alguns anos antes de seu suicídio. Eu a vi nas urgências. Ela era uma grande dama e uma grande artista francesa, de origem dinamarquesa, me parece. Seu verdadeiro nome era Mogensen.

     

    Caso contrário, era realmente uma banda muito grande, o baterista estava cantando rock na abertura, títulos de Eddy Mitchel. Eles tinham dois grandes órgãos eletrônicos, um professor de matemática e música que os supervisionava em concertos, todos os tipos de instrumentos, incluindo dois acordeões, e especialmente as meninas tinham vozes muito bonitas.

     

    A senhora Dominguez tinha ideias fixas, tinha o marido, que nos tinha feito provar chichas, e o Fermin, um velho galego e piedoso. Ela estava a sofrer. Disse que não merecia ter dois filhos gémeos dotados. E quando seu marido morreu, ela não resistiu, ela se jogou do 7º andar da torre onde a família vivia. Foi preciso muita coragem para fazer isso. Ela fez isso por capricho.

     

    Assim terminou a epopeia de um dos maiores grupos de variedade e rock'n roll franceses, mas com origens galegas. Eu os vi com meu pai, meus irmãos, minha mãe e amigos. Cantavam rock, rockabily, variedades francesas, canções como « Santa Lucia » ou « Te canto a Galicia ».

     

    Como se eu tivesse origens espanholas distantes, onde encontramos um Dominguez, eles estavam realmente no topo da sua arte e das variedades em sentido amplo. Cantar é um sacerdócio, um fim em si mesmo, e eles eram realmente grandes artistas e grandes músicos.

     

    Eu formei uma banda também com os amigos que vieram conosco para vê-los em concerto. Mas não durou.

     

    Em Espanha, os « Catedraticos » são talhados a parte do leão no que diz respeito ao clero. Sob o regime franquista, a igreja católica vivia unida e unida. O clero era muito bem formado. Caso contrário, Franco também se aliou aos leigos, judeus, muçulmanos, protestantes. Ele foi o melhor aliado, por isso durou mais que os outros.

     

    As ideias republicanas ou foram desconsideradas, quer porque demagógicas, quer porque utópicas. No entanto, fora do socialismo, a república também teve seus momentos de glória, mas não soube tomar e manter o poder em uma Espanha conservadora e tradicionalista.

     

    Meu pai era um democrata, ele também foi um dos maiores pintores e pintores de interiores do século passado.

     

    Hoje, a liberdade é total, os graus de liberdade tornaram-se mais importantes, por todos os tipos de razões.

     

    A agressão russa põe em causa a coesão europeia, põe em causa os interesses nacionais e fragiliza a paz no seu conjunto. Mais uma vez, a Ucrânia é sacrificada, vilipendiada, acusada, caluniada, enquanto muitos ucranianos foram deportados em 39-45.

     

    Os russos rebentaram com as últimas fechaduras que mantinham a paz. Hoje, os soldados russos são pagos para esmagar ucraniano, são incentivados a isso.

     

    Foi lá que muitos aprenderam a contornar a igreja e seu ensinamento, a catequese, as virtudes cardeais. Os líderes políticos levaram as pessoas à guerra. É um cataclismo e um horror.

     

    Mantenho uma sensibilidade socialista, pois as ideias da direita estão num impasse. Um mundo artificial, feito de exagero e de demagogia, trava doravante a marcha para a paz.

     

    A morte de meu irmão David em 1998-1999, pouco antes do milênio, afastou-me definitivamente das aventuras políticas. Vivemos como dizia o meu pai « no vale da morte ». A tempestade tinha destruído tudo, os telhados, tudo. A oficina foi despedaçada. O telhado foi todo arrancado.

     

    Investir hoje custaria muito dinheiro.

     

    Como eu disse, os Dominguez de la Torre tocaram os cumes da música popular européia, e os amigos com quem eu os visitei mais tarde me levaram a ver um dos maiores grupos de ritmo de blues da época. Nós até formamos um pequeno grupo.

     

    Era realmente um grupo muito grande, parcialmente autodidata, inspirando-se em parte em Eric Clapton e J.J. Cole. Mustapha, cantor e solista de origem tunisina, como Shiri Maymon hoje, mantinha a casa. Além disso, havia um órgão, solos extraordinários de sax e harmônica, ritmo e baixista. Este grupo mantinha a drageia alta aos maiores grupos de ritmos n'blues americanos ou anglo-saxões, com solos muito bons, nomeadamente ao nível dos metais.

     

    Foram em digressão pela América, ganhando mais de dois milhões por noite. Isso significa que era um grupo muito grande, partido amador e chegou profissional.

     

     

    A música também se conquista. Era realmente música moderna.

     

    Ontem fui à Rua Thorigny, ao Hotel Aubert de Fontenay, ou Hotel Salé, para visitar o Museu Nacional Picasso. Não me arrependi. Todos os grandes negociantes de arte da época estavam lá, Daniel-Henri Kahnweiler, Léonce Rosenberg e o comerciante alemão Wilhelm Uhde, que cuidou de Serafina de Senlis.

     

    Este hotel corresponde a uma data feita pela família Picasso em 1985.

     

    Foram principalmente esses comerciantes que contribuíram para financiar a arte abstrata e o cubismo.

     

    Há obras de Fernand Léger, Max Jacob, Jean Metzinger, naturezas mortas de Henri Matisse, afrescos surrealistas e metafísicos de Giorgio de Chirico e outras obras, um pintor armênio. O museu Picasso permite sobretudo contemplar as obras cubistas e abstratas de Pablo Picasso.

     

    Picasso era um dos raros artistas de esquerda, sentimos bem a pesquisa em seu trabalho, essa vontade de fugir do academismo e tentar novas aventuras modernistas e expressivas.

     

    O meu pai, que estava mais para a direita, foi um dos maiores pintores e decoradores do século passado. Maruja, filha de seu tio, que foi prefeito republicano de Toro, foi também uma das duas ou três fundadoras da orquestra da rádio e televisão espanhola ( RTVE ).

     

    Conheceu grandes músicos checos, israelitas, espanhóis, alemães, entre os quais Narciso Yepes, com quem era muito amiga, ou ainda Daniel Barenboïm, ou ainda Cobos, o maestro espanhol perto do qual está enterrada, Salamanca ou melhor, Madri. No final de sua vida, ela tinha um apartamento em Madri.

     

    Eu tinha ido ouvi-la no consulado da Espanha ou ela tinha tocado violino com um grande pianista checo. Na época, houve uma exposição sobre as gravuras de Goya, e os estragos da guerra.

     

    Ela fez turnês triunfais com a orquestra nacional da RTVE, com Ravel, todas as sinfonias de Beethoven (uma em cada etapa), os clássicos espanhóis, Turina, de Falla, Albeniz e assim por diante. Ela deu-me um disco de 33 rot, o quinto por Kurt Mazur.

     

    Maruja era uma virtuosa e uma grande violinista, « a prosora », como lhe chamávamos. Era mais de esquerda e profundamente socialista. Mas o destino não a poupou, como Mãe perdeu o pai, ela teve que trabalhar duro. Eu tinha ido vê-la no TMP, ou tinha ocorrido um dos maiores mezzo-soprano argentino do mundo, que cantava neste repertório clássico argentino tão maravilhosamente excepcional. A banda tinha acabado com Ravel.

     

    A minha família é uma família de artistas. Temos laços familiares com os Dominguez de la Torre ? Não sei, só sei que tenho ascendentes chamados Dominguez.

    Os Dominguez de la Torre também eram de Toro e depois de Sevran.

     

    Hoje, muitos grandes artistas de variedades não estão mais lá. A música popular não é tão fácil quanto parece.

     

    Hoje, gostaria de continuar esta tradição de família de artistas. Mas para isso, teria de reabrir uma oficina para continuar na laca e decoração, profissão difícil e rara.

     

     

    Eu não tenho meios para fazer isso, e os bancos são tímidos o suficiente para emprestar dinheiro.

     

    Por outro lado, já passamos quase um quarto do século XXI. É preciso tentar olhar para o futuro e antecipar isso.

     

    No passado, trabalhei com Andrés Serrita, um dos filhos espirituais de Sabicas. Foi um dos maiores guitarristas zambianos do mundo. Ainda me lembro daquele concerto de Manuel Torres em 1982, quando ele substituiu Chano Lobato. Um grande tenor que cobria a audiência a quilómetros de distância.

     

    A magia da música também é isso. Não decretamos a música, vivemos e ela vive em nós.

    A música é uma linguagem universal.

     

     

    Christian Diez

     

     

     

     

    Partager via Gmail Yahoo! Google Bookmarks

  • Commentaires

    Aucun commentaire pour le moment

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :